quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DE TEXTO EM TEXTO...

Resenha

Obra: A metamorfose de Franz Kafka adaptada por Peter Cuper.


O livro é uma ficção de Franz Kafka em quadrinhos do artista Peter Cuper com estilo original, envolvente e sombrio.
            A narrativa conta a história de Gregor Samsa um caixeiro viajante, oprimido pela condição de seu emprego. Um dia ele amanhece metamorfoseado sob a forma de um inseto parecido com uma barata. Nesse incrível processo de metamorfose, Gregor sofre a rejeição de sua família, perde o emprego, e até mesmo fica perturbado pois percebe que a comida que normalmente adorava, lhe causava repulsa e que a altura do teto de seu quarto o deixava apreensivo em sua nova condição.
Para o pai de Gregor, um velho que trabalhava como mensageiro do banco, só era possível lidar com ele e sua nova aparência com as mais violentas medidas.  
Mas o sofrimento de Gregor acabava quando sua “cabeça enfiou-se no chão”...
Logo após ouvir uma conversa de sua família onde Grete, sua irmã, dizia que aquele  não era Gregor e precisavam se livrar dele. Se aquele inseto nojento fosse mesmo Gregor já teria ido embora voluntariamente para não causar sofrimento a sua família.
            Logo após a morte do inseto a família dele decide deixar as preocupações para trás, recomeçando uma nova vida. Assim, mudaram para um apartamento mais bem localizado, esquecendo totalmente o sofrimento dos últimos tempos.
            O livro é interessante porque a ficção nos faz refletir sobre a vida real, e como o mundo do trabalho e familiar pode oprimir as pessoas.



Resenha por: Alefy Freire do Nascimento
Professora orientadora: Marta Siqueira de Godoi Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário