sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DE EM TEXTO EM TEXTO...


Aluno: Luan Victor Mariano Andrade
Turma: 8º ano 10
Livro: A ODISSÉIA
Autor: Homero
Organização e adaptação: Paula Adriana Ribeiro

RESENHA CRÍTICA
O livro é um clássico da literatura universal. Foi escrito há mais de dois mil anos, supostamente por Homero. Trata-se das incríveis aventuras fantásticas de Ulisses em uma viagem de volta para sua casa. A primeira aventura de Ulisses foi com o Ciclope.
Ele e seus companheiros lutaram contra o monstro. No começo, Ciclope comeu um dos companheiros de Ulisses e foi dormir. Ulisses aproveitou e pegou um pedaço de tronco e acertou o único olho de Ciclope. O gigante não conseguiu enxergar nada então Ulisses e seus amigos conseguiram fugir.
Depois, a segunda aventura foi com a feiticeira Circe. Ulisses e seus companheiros chegaram em uma ilha deserta. Então ele disse:
__ Companheiros revirem a ilha atrás de comida.
Eles saíram atrás de seus alimentos. Os guerreiros de Ulisses acharam um lindo castelo. Entraram e deram de cara com uma feiticeira que os transformou em animais. Ulisses percebendo a demora deles foi atrás. Chegando perto do castelo da feiticeira, de longe, ele viu um mensageiro dos deuses. Ele deu a Ulisses uma planta que não deixaria a feiticeira o transformar em animal. Ele chegou ao castelo e também deparou de cara com a feiticeira. Ela tentou transformá-lo em animal e não conseguiu. Ulisses disse:
__Liberte meus companheiros.
Ela então obedeceu a ordem de Ulisses eles foram embora.
Continuando sua aventura, Ulisses enfrenta a sedução do canto das sereias.
Saindo da ilha da feiticeira Circe, eles estavam indo em direção às sereias . Então Ulisses falou para todos colocarem cera de abelha no ouvido e também pediu para que o amarrasse. Então, assim fizeram seus companheiros. Colocaram cera nos ouvidos e o amarrou. Chegando à ilha das sereias, elas começaram a cantar, a chamar Ulisses. E ele dizendo:
__Me solta eu quero ir, me solta.
Seus companheiros fingiram que nem ouviram. Eles superaram essa aventura e foram embora.
Ulisses ao chegar na ilha de Hélio, teme desembarcar porque sabe que seus companheiros poderão tocar no rebanho sagrado o que é proibido. E é oque acontece.
Na saída da ilha os deuses vingaram de toda a tripulação e só Ulisses sobreviveu nadando até a ilha de Calipso onde a deusa Atena o ajuda a construir um barco e ele parte mais uma vez.
Depois de navegar por dezoito dias ele vai para uma terra chamada Esquéria.
Lá ele é ajudado pela filha do governador da ilha que depois de ouvir sua história promete ajudar Ulisses a levá-lo até Ítaca em uma embarcação.
Ao chegar em Ítaca ele é disfarçado em mendigo por Atena. Encontra com um amigo e ele fica sabendo que sua esposa Penélope não havia casado esperando-o tecendo um tapete de dia e desmanchando a noite. Ele encontra também seu filho Telêmaco e conta que é seu pai, mas que não podia contar para ninguém, muito menos para Penélope. Queria fazer uma surpresa para todos.
Seu filho o leva até seu castelo e cuida dele e só é reconhecido pelo seu cão Argos. Ulisses se envolve em uma briga com o outro mendigo e Atena o transforma em jovem outra vez. Ele vence o mendigo e é aplaudido por todos. Ulisses consegue ainda passar pela a prova do arco e flecha.
Depois disso consegue matar os interesseiros que estavam no salão ele reconquista o amor de Penélope e a paz volta a reinar em Ítaca.

Recomendo a leitura do livro para todos os leitores que têm interesse em histórias antigas porque elas tratam-se dos acontecimentos da antiguidade diferentes dos nossos tempos.

Laboratório de Leitura e Produção de Texto
Professora: Marta Sampaio Godoi
Laboratório de Informática
Instrutora: Armênia Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário