sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DE EM TEXTO EM TEXTO...


Livro: Histórias de sabedoria e encantamento
Recontadas por Hugh Lupton
Ilustradas por Niamh Sharkey
Editora: Martins Fontes

Aluna: Lorena Soares de Souza
Turma: 8º ano 10
Resenha Crítica

O livro contém sete histórias de várias partes do mundo como Haiti, Inglaterra, França e África mostrando a cultura, o vigor desses lugares com suas criaturas encantadas, pessoas interessantes e ensinamentos morais com ilustrações surpreendentes de uma artista premiada.
A história que eu mais gostei foi a da África Ocidental, O Cego e o Caçador. Ela narra a história de um homem cego muito inteligente que vivia numa palhoça. Todas as pessoas que por ali passavam ele dava conselhos. Aquelas pessoas ficavam admiradas com ele devido ele ser cego e com tantas sabedorias. Ele tinha uma irmã que um dia se apaixonou por um caçador da floresta e resolveu se casar. O caçador era mal caráter. Sempre discordava da irmã do cego. Eles viviam da caça.
Um dia o caçador indo caçar, o cego pediu para ir também. Só que ele sempre perguntava: o que um cego poderia fazer? E o cego sempre insistia. Um dia ele resolveu levá- lo. Passavam na floresta e o cego sempre ouvia ruídos de diferentes animais. O caçador não acreditava pois o cego não enxergava nada.
Eles continuavam em frente, e o cego sempre ouvia todos os ruídos com muita atenção. Até que o cego então resolveu continuar andando sozinho. O caçador não importou. Mas o cego com sua coragem e confiando em si mesmo caminhou e seguiu em frente sem dar nenhum tropeço. Então o caçador percebeu que um cego consegue enxergar mais do que quem tem a própria visão.
Recomendo a leitura do livro para todas as pessoas que gostam de histórias de aventuras e ensinamentos de diferentes partes do mundo.

Laboratório de Leitura e Produção de Textos
Professora: Marta Sampaio Godoi

Laboratório de Informática
Instrutora: Armênia Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário